Aqui no vale do aço, esse peixe é conhecido como pacumã. Na minha opinião, é o melhor peixe para se preparar uma saborosa moqueca, pelo sabor de sua carne, e por ter poucas espinhas.
O pacumã vive em contato com o fundo do rio e se alimenta de outras espécies de peixe. Pode chegar a pesar mais de 10 kg. É um peixe de hábitos noturnos, durante a noite ele se alimenta, e durante o dia ele fica enterrado na areia. É uma das espécies que mais sofre com a pesca predatória(redes e fisgas) e com a poluição dos rios da região.
Boas... tem que soltar depois...
ResponderExcluirparabéns pelo blog, sucesso.
Aqui na região é permitido a pesca de até dez quilos de pescado por pessoa, tem que ter carteira de pesca amadora. No período da piracema que vai do dia 1º de novembro a 28 de fevereiro é proibida a pesca de espécies nativas,as espécies de outro país ou de outro estado podem ser pescadas até três quilos por pessoa. A pesca de redes e tarrafas é proibida em todo o estado durante qualquer período de ano. Obrigado por participar.
Excluirdá a receita da moqueca ai
ResponderExcluirIngredientes: Pacumã, batata inglesa, pimentão, tomate, tempero caseiro, sal e cebola de cabeça.
ExcluirModo de preparo:
Fatiar o pacumã em pedaços grandes e temperar um dia antes de prepara-lo, fritar até dourar, deixar em um recipiente sobre papel toalha para escorrer a gordura, sua cabeça também é utilizada, é o ingrediente principal!
Descascar a batata e fatiar em pedaços médios.
Fatiar a cebola.
Fatiar o pimentão em pedaços médios.
Em uma panela grande, colocar uma pequena quantidade de óleo de cozinha. Colocar alho socado com sal(tempero caseiro), deixar fritar um pouco, colocar a cebola picada, a batata, o pimentão e o tomate, deixe fritar mais um puco, coloque o pacumã frito, coloque água suficiente para cozinhar os legumes, prove o tempero do caldo, e acrescente sal se necessário. Após colocar o pacumã na panela, não se pode mexer com a colher, é só tampar e aguardar o cozimento dos legumes.
A quantidade de cada ingrediente é colocada a gosto de cada pessoa.